terça-feira, 5 de maio de 2009

Tenha piedade de nós



Eu me sentia muito, muito mal por não conhecer o Cristo Redentor. Logo eu, patriota do dedinho do pé até o último folículo capilar! Era um absurdo nascer no Brasil, morar no Brasil, amar o Brasil e não conhecer o corcovado. Foi aí que, em uma visita ao Rio, eu consegui ir. E se era pra ir, tinha que ser no bondinho, lógico. Ainda na fila eu já sentia a vergonha alheia comichando. É, foi quando eu vi uma família esquisita tirar fotos ao lado de uma horrenda miniatura do Cristo. Além disso, e do bondinho querido demorar um monte, parecia que eu fazia parte de uma excursão da terceira idade, só que da terceira idade estrangeira.
Finalmente o bondinho chegou e em segundos estava lotado de idosos e umas poucas barangas (brasileiras) de cofrinho de fora e cabelo sujo. E começou a subir. Tchuc, tchuc, tchuc, beeem lentamente. De repente ele parou em frente ao quintal de uma casa com roupas penduradas, calcinhas e toalhas. Imagina a minha cara dentro de um maldito bondinho lento, cheio de turistas que pagaram caro pra ver o mesmo que eu estava vendo. Calcinhas e toalhas! E não para por aí. Ele voltou a subir. Tchuc, tchuc, tchuc. Passamos em frente a um amontoado de lixos de um lado e um muro medonho do outro. E lá vamos nós, tchuc, tchuc, tchuc, paramos outra vez e eis que um grupo de samba entra para nos alegrar. Era tudo o que eu queria. Os idosos riram e alguns ensaiaram uns passinhos. Até que uma baranga levantou para tirar foto da paisagem exuberante de muros e jacas. Enfiou a bunda com cofrinho aparecendo na cara de um senhor de nariz vermelho, cabelo branco e máquina enooorme a tiracolo. Aiiii, eu quase morri de vergonha! Fingi que não falava português porque não abri a boca para não me entregar, claro.
O bondinho parou e dessa vez já estávamos no Cristo. Só faltou subir uns andares de elevador e outro lance de escada rolante e, pronto, a decepção estava perfeita. Um Cristo sem graça, um monte de gente feia tirando fotos desesperadas, umas barraquinhas de salgados pra lá de estranhas com atendentes tristes e mal humorados. Tudo bem, não discuto que a vista é muito bonita, que o Rio é maravilhoso, mas chamar aquela coisa de sétima maravilha do mundo é o que há!

2 comentários:

Camila Pedroza disse...

Eu não conheco o Cristo, sou apaixonada pelo Brasil, fui poucas vezes ao Rio, mas nunca subi até lá.
Acredito que vergonha alheia seja pouco para essa situação, realmente mostrar essa lado sujo, com varais de calçinhas, cofrinhos, grupo de pagode.
Será que as autoridades do Rio de Janeiro não sabem que os turistas passam por esse lugar horrível q vc descreveu?
Ou será q como eu, uma mera cidadão paulista, eles nunca subiram até lá?
Fora deixar o tráfico tomar conta dos morros, agora eles vão deixar a sujeira e a podridão tomar conta do Cristo.
Pode ter certeza que não é a sétima maravilha do mundo....
AMEI O BLOG..
Camila

Com vergonha disse...

As autoridades já abandonaram o Rio há muito tempo. E olha que o Cristo dá muito lucro! Custa caro subir lá e atrai muitos turistas o ano inteiro.